quinta-feira, 8 de março de 2012

Ciranda do Conhecimento

É com muita alegria que inicio mais um espaço no Ciranda3!
"Ciranda do Conhecimento" trará periodicamente um convidado especial com um tema relacionado ao terceiro setor. Será um espaço para trocas de saberes, discussões, pensamentos, dicas, reflexões e tudo o que esta Ciranda de cabeças pensantes e atuantes puder provocar!!!
E, para estrear essa nossa Ciranda de Saberes, tenho o enorme prazer de apresentar um grande amigo e parceiro de trabalho, Gustavo Davoli, que trará algumas dessa suas reflexões sobre o que cerca a "GESTÃO DO TERCEIRO SETOR". Gustavo é um grande e respeitado profissional da área, graduado em Administração de Empresas e especialista em Gestão de Saúde, que já acumula mais de 10 anos de experiência como executivo na gestão de hospitais e organizações do terceiro setor, possuindo grandes marcas de sucesso.

SEJAM TODOS BEM VINDOS À CIRANDA DO CONHECIMENTO!!!

GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
por Gustavo Davoli

Para iniciar esta conversa, gostaria de expressar 3 sentimentos que me tomam pelo recebimento deste convite para participar e inaugurar o espaço “Ciranda do Conhecimento”: a alegria, em ver iniciativas como esta que valorizam a importância da gestão administrativa nas organizações do 3° setor; o prazer, por poder participar como colaborador e apaixonado nesta temática; e, a certeza do sucesso e da perenidade deste espaço, porque conheço o caráter e a disposição de sua organizadora e tenho acompanhado nos últimos anos seu trabalho e sua dedicação nesta área.
A atenção à aplicação das técnicas e conhecimentos de gestão administrativa nas organizações do 3° setor é, ainda, uma novidade que necessita ser desmistificada. O que percebemos na grande maioria das instituições é uma imensa disposição e competência para “fazer o bem”, impulsionada pela entrega de voluntários e profissionais que se dedicam e doam suas vidas pela causa abraçada, porém com uma grande preocupação gerada pelo desconhecimento, quando o assunto caminha para as áreas jurídica ou administrativa, especialmente financeira e contábil.
Este fato é plenamente aceitável, pois o próprio Estado vem concentrando maior atenção aos aspectos legais deste setor há apenas um pouco mais de uma década, quando tivemos o início do estabelecimento de um marco legal para o 3° setor.
Não podemos nos esquecer que “o Terceiro Setor é uma conjugação entre as finalidades do Primeiro Setor (Estado) e a metodologia do Segundo Setor (Iniciativa Privada), ou seja, composto por organizações que visam benefícios coletivos (embora não sejam integrantes do governo) e de natureza privada (embora não objetivem auferir lucros). Portanto, se usamos a metodologia e temos todas as características do setor privado para alcançar benefícios para a sociedade como um todo, temos também que utilizar todos os conhecimentos científicos produzidos pela Administração de Empresas, pelas Ciências Contábeis e Econômicas, pelo Direito e demais profissões e áreas de conhecimento para imprimirmos o melhor modelo na gestão das organizações do 3° setor e buscar a máxima eficácia possível nos resultados obtidos nos serviços oferecidos.
É importante lembrar que isso não contraria os princípios de caridade, justiça social, benemerência e responsabilidade social e ambiental que são as principais características destas iniciativas, mas apenas potencializam os benefícios que esses princípios nobres podem trazer à humanidade.
Parabéns pela iniciativa de criação deste blog. Acredito que a diferença entre um discurso ideal de democracia e a sua concretização está em atitudes como esta, quando saímos de um estado de comodismo e conformismo e nos posicionamos e agimos em favor do bem comum, sem mesmo saber dimensionar a quem isso poderá beneficiar.
Desejo muito sucesso, sempre!!!

Escreva nesta página você também! 
Encaminhe seu artigo, pensamento e reflexão para blogciranda3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!