sábado, 23 de julho de 2011

A importância da contextualização de um projeto social

É comum ouvirmos dizer que grande parte dos projetos sociais, sejam eles com foco em educação, cultura, esporte ou qualquer outro, não possuem boas justificativas ou a estrutura e formatação necessária que dê credibilidade e confiança ao potencial investidor. O assunto "Elaboração de Projetos" é recente e no Brasil passou a ser fortalecido com o advento do conceito de matriz lógica e das etapas que envolvem a construção de um projeto consistente e coerente.

Entre as etapas que considero essenciais está a justificativa. Justificar significa estabelecer bases de comparação e contextualização do que o projeto pretende atingir, sempre tendo como foco a mudança social pretendida. E não tem como falar em contextualização sem falar em pesquisa. Um bom elaborador de projetos pesquisa sobre o cenário de seu público-alvo, não somente em sua área de atuação, mas de forma muito mais abrangente.

E aqui gostaria de deixar minha dica para organizações que tem como público-alvo o jovem. Saindo do forno, foi lançada em junho desse ano a pesquisa "O Sonho Brasileiro", feita com 1.784 jovens entrevistados pela Box 1824 para o estudo, que buscou ouvir a primeira geração global de brasileiros para entender seus valores, a forma como enxerga o país, os papeis que se propõe a desempenhar nele e os cenários futuros em que se vê atuando.

Os resultados da pesquisa revelaram que os jovens brasileiros estão esperançosos com relação ao futuro, otimistas com o país, e focados na formação e na realização profissional. Segundo a pesquisa, 76% dos brasileiros entre 18 e 24 anos acreditam que o país está mudando para melhor, e 89% deles têm orgulho de serem brasileiros.

Além disso, eles agora sonham em unir trabalho com realização pessoal, em uma nova noção de sucesso que não considera apenas o acúmulo de dinheiro ou status social, mas a relação disso com a sua própria felicidade e com o bem-estar das pessoas que o rodeiam.

Acessema pesquisa na íntegra em: www.osonhobrasileiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!